quinta-feira, 24 de março de 2011

Do site da UEM:

UEM discute criação de Comissão Ambiental

O Auditório do Dacese será palco de uma reunião que vai discutir a criação da Comissão Ambiental da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O grupo terá a incumbência de debater estratégias para a elaboração da Política Ambiental da Universidade e o encaminhamento da Carta Ambiental. O objetivo é viabilizar ações concretas para a gestão ambiental dos câmpus, alicerçada em princípios e práticas de sustentabilidade. O encontro está marcado para as 14 horas, desta sexta-feira (25), e contará com a presença do reitor Julio Santiago Prates Filho.

A UEM é de fundamental importância para o cenário de desenvolvimento sócio-econômico e científico do Paraná e da região Sul, no entanto, apresenta ainda uma deficiência no que diz respeito ao seu passivo ambiental, oriundo das diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão. 

A Instituição possui atualmente mais de 300 laboratórios entre ensino, pesquisa e prestação de serviços gerando uma média de 3 mil toneladas/ano de efluentes químicos e uma quantidade semelhante de resíduos sólidos, nas suas mais diversas atividades.

Esses fatos levaram servidores e acadêmicos a criarem o ProAção Ambiental/UEM, que teve sua primeira ação coordenada em junho de 2010: a I Semana do Ambiente da UEM. O evento apresentou como resultado final a Carta Ambiental da UEM, em que várias sugestões foram formalizadas, principalmente a que se refere à necessidade de se estabelecer e implementar a Política Ambiental da Instituição
.
“Essa Carta Ambiental, marco inicial de um amplo processo de transformação em busca da sustentabilidade da Universidade, é um patrimônio que merece ser cuidado e levou à criação de uma comissão ambiental, foco das discussões da reunião desta sexta. A idéia é que se elabore um plano diretor, que terá a função primordial de propor aos Conselhos Superiores da UEM a Política Ambiental da Instituição”, anunciou o coordenador do ProAção Ambiental, o professor Marino Eligio Gonçalves.

Um comentário: